domingo, 20 de junho de 2010


Na história da Lepra no Brasil duas personalidades brasileiras, surgiram no apoio nas causas das injustiças o preconceito social nas cinco colônias de isolamento do Estado de São Paulo.
A Deputada "Conceição da Costa Neves" junto com o Dr. "Lauro de Souza Lima", como mostra a história de 1944 a 1970, sempre juntos nos projetos ora na ALESP ou no DPL. Fotos: Arquivo da Família

Um comentário:

  1. "UM MEDICAMENTO INESPERADO DERROTOU OS MÉDICOS E MODIFICOU UM MUNDO".

    Somente em 1944 chegou, enfim, após quasi 20 anos de campo de concentração o acerto definitivo de contas. Conceiçã Santamaria entrou em ação, da maneira que hoje é conhecida em todo país. Através do rádio comoveu e ao mesmo tempo assustou o povo com sua revelações. O DPL. não poude,pelas mortes, tiroteios, prisões e remoções conter a onda de reinvindicações que, em 1945 a 1949 inflamou todos os Sanatórios Paulistas. Centenas de quilos de documentos e fotográfias puseram a nú o cancro. E Conceição Santamaria, elita na Assembléia Legislativa, em geral pelos votos das familias e amigos dos doentes e depois, aida, pelo voto dos egressos, consegi a constituição de uma comissão de inquérito que deu gannho de causa aos doentes: acusou; provou; documentou; aumentou as verbas, enfim modificou tudo para melhor. Afinal, desde logo instituiu o tratamento gratuíto das Sulfonas (Promin, Diazone e derivados), qual deu altas a gente com dez, vinte, trinta anos de internação. Altas aos milhares derrubando barracões,desentulhando de camas nos corredores. e modificando toda estrutura das antigas colônia e a Deputada "Conceição da Costa Neves", foi considerada a verdadeira Mãe dos Leprosos e o Dr. "Lauro de Souza Lima", o verdadeiro pai dos Leprosos nas décadas de 1945.
    Texto; Da Revista Tópicos de 1945

    ResponderExcluir