quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto da Deputada "Conceição da Costa Neves", escrito em 1946 conclamando ao Governo Federal para que outros estados do nosso país cuidasse dos portadores da hanseníase (lepra).
Foto: Revista Tópicos 1947

2 comentários:

  1. Estive com a sobrinha-neta da admirável Conceição da Costa Neves, em quem tenho me espelhado para continuar na luta pelos filhos que foram separados pelo Isolamento Compulsório.
    Na quinta feira, quando estivemos em Brasília, ela estava ao nosso lado e minha emoção foi intensa.
    Precisamos ter consciência na preservação histórica de tudo que envolve a hanseníase neste país, porque ela nunca foi apenas uma doença, mas uma dádiva que desejamos compartilhar com aqueles que, ainda, não se reconhecem como seres humanos porque não aprenderam a partilhar o amor.
    Com amor pleno
    Teresa Oliveira
    Coordenadora da Comissão dos Filhos que foram separados pelo Isolamento Compulsório
    http://filhosseparadosmorhan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O dia em que os homens que se dizem intelectuais, sem a demagogia do egoísmo e sem interesse pela história que eles não conhecem, procurar ser mais humildes em suas atitudes de superioridade e pelo menos se interessar pela história que eles não conhecem e nem sabe a fundo a razão do meu trabalho na preservação da história do antigo Asilo-Colônia Aimorés, o porque do meu sentimento e minha paixão pela história que eu conheço desde 1968, ai sim esses caras vão valorizar o meu trabalho que é de interesse da sociedade e da comunidade hanseniana que ajudaram a construir essa mesma história, hoje ignorada por muitos deles.
    Eu não procuro a história ela vem ao meu encontro com as fotos em preto e branco, e com os livros da história que eu recebo de vários ex: internos vou colecionando no meu arquivo particular deixando subsidios desta história.
    Text: Jaime Prado - Projeto História

    ResponderExcluir